Começando pelo básico: linux

Iniciando no mundo linux

Olá, Hoje vamos começar uma pequena série sobre piraria no Gnu/Linux, mas antes, vamos ter que aprender um pouco sobre como funciona o básico para podermos iniciar de forma correta, para não haver nenhuma dúvida, iremos resolver algumas dúvidas sobre.

Nota:
Esse post é para novatos que queiram entrar e não ão sabem como e onde iniciar.

Olá, Me chamo João, Tenho 26 anos e sou desenvolvedor, Uso Sistemas Unix há uns 10 anos, mas não quero prolongar essa introdução, bora.
Mas…

O que é Linux?

Linux é um sistema operacional open-source. Que por sua vez kernel Linux, interface central, ou núcleo, entre o hardware de um computador e seus processos. Ele estabelece a comunicação entre ambos, gerenciando recursos com a maior eficiência possível.

Oque é CMD

O famoso Command line, são comandos dados no terminal que facilitam a sua interação com sistema, fazendo de sua ferramenta mais poderosa para uso no dia a dia e tendo uma rápida produtividade de trabalho.
Os comandos são gerenciados pela “linguagem” Bash, para transformar seus comandos a ser entendido pela máquina, como PowerShell do Windows

Oque significa Open Source

Se você já usa Sistemas Unix já ouviu bastante esse termo, mas como somos novos nesse mundo, você talvez nunca ouviu falar, mas se trata de um termo, onde o código criado para um certo software, poderá ser modificado, distribuir de forma livre, sem dores de cabeça, como, por exemplo, Telegram, Ele não é totalmente livre, disponibilizaram o código-fonte, como vemos, temos bastantes Mods do software, mas não pode ser visto a fonte dos códigos do servidor.

De prontidão é isso sobre, sobre termos, agora vamos responder algumas perguntas que fazem para mim, São eles…

Linux é difícil?

NÃO, Não é difícil, como qualquer outro sistema, se você nunca usou, terá certa dificuldade em usar, mas como na “Janelas”, Você aprendeu usando de forma gradativa, no linux será o mesmo.

Linux tem vírus?

Infelizmente não há uma garantia que qualquer sistema Unix será seguro, pois é feito por humanos e nada é seguro, já tentaram atacar servidores via SSH em um pacote de descompactar arquivos zipados, um mantenedor injetou um vírus no pacote, mas descobriram rapidamente.

Tem interface gráfica?

Essa pergunta, acredito que seja mais feita, pois todo mundo acredita que há uma tela preta e letras brancas e a pessoa não usa mouse, mas esse mito cai por terra, quando a centenas de personalização do mesmo.
Alguns desktop environment(Eu irei explicar no outro post) conhecidos, são
XFCE, KDE PLASMA e GNOME, existem outros, mas alguns dos exemplos, mas as pessoas acreditam nessa falácia de que não ha possibilidades de clickes.

• KDE PLASMA altamente personalizável, bonito, Mas um pouco pesado

• XFCE, Desktop leve e com estilo mais retro. Meu preferido.

Existe tela azul no linux?

A famosa tela azul do Windows está presente no linux, mas não é exatamente azul, mas causa um exatamente frio na barriga, aqui no sistema há algo chamado Kernel panic, Só em mencionar causa calafrios, mas não exige um conhecimento prévio para resolver.

Oque pode causar um kernel panic?

• Uma das causas são o fato, deque, O sistema estiver atualizando seu kernel e faltar luz ou interromper no meio do processo, quando está fazendo links simbólicos, movendo ou deletando algo, você irá ter essa possibilidade, mas normalmente irá causar como erro de Grub.

• Compilar seu kernel personalizado e não ativar módulos essencial para seu dispositivo. Esse é causado pelo usuário desavisados, mas compilar seu kernel é simples, mas requer alguma prática a ser seguida, como conhecer seu dispositivo.

Mas… de antemão, eu acredito, que seja isso, não quero fazer a leitura seja horrível e cansativa, acredito que tenha muito mais coisa a ser falar, mas aprender tudo sobre linux é impossível, aprendizado sobre é cansativa, mas gostosa. De fato é que a certificação linux é uma ou a mais difíceis do mundo. Acredite, você irar querer aprender.

Caso tenha alguma dúvida, eu irei ter um prazer em respondê-lo.

Próximo post irar ser sobre sistema gráfico, aplicativos que exijam cliques do mouse.

7 Likes

Estou usando Fedora Atomic com Hyprland, melhor coisa que fiz, sistema super estável diferente do Ruindows.

MORRA WINDOWS

2 Likes

De fato, windows é horrível, estou querendo trazer demais as pessoas pro lado da força, fedora e incrível, espero uns feedback pra trazer a segunda parte :slightly_smiling_face:

1 Like